Reformulação do site do Sindicâmara e início dos trabalhos da nova gestão

Prezados Colegas:

A atual gestão do Sindicâmara, Sindicato para todos!, apresenta o novo site da entidade aos seus associados. A reformulação do mesmo foi com o objetivo de disponibilizar, de maneira simples e direta, as informações de interesse específico de nossa categoria. Neste momento, faz-se necessária a apresentação de alguns esclarecimentos sobre o processo de transição ocorrido nos últimos três meses.

Após a eleição, em 02 de dezembro de 2014, foram iniciados os procedimentos para registro da nova Diretoria e do Conselho Fiscal eleitos. Por motivos que não nos cabe julgar, fomos supreendidos com o fato de que a gestão anterior a nossa, eleita em março de 2013, ainda não havia conseguido efetuar o seu registro. Devido a isso, tivemos que providenciar primeiramente o registro da gestão anterior, bem como o registro das alterações realizadas no Estatuto Social, que também estavam pendentes e que haviam modificado a data da eleição, para que, finalmente, pudéssemos iniciar os registros necessários da gestão recém eleita.

O inusitado dessa situação gerou uma série de dificuldades que não imaginávamos que iríamos enfrentar. A primeira delas foi a impossibilidade de movimentação financeira da conta corrente do Sindicâmara nos dois primeiros meses após a eleição. Depois de recorrer ao aporte de recursos financeiros, de forma emergencial e cotizada, por parte do Presidente e do 1º Vice recém eleitos, tivemos que utilizar do expediente de sacar o dinheiro da conta corrente do Sindicâmara com a utilização de cheques assinados pelo Presidente e pelo 1º Tesoureiro da gestão anterior a que estávamos substituindo (Gestão 2011-2013), pois ainda eram esses os nomes que estavam autorizados a movimentar a conta do Sindicato no Banrisul. Por sorte, ambos faziam parte da gestão que substituímos em dezembro (Gestão 2013-2014) e, dessa forma, conseguimos manter em dia as contas de luz, água, telefone, etc., bem como os salários e obrigações trabalhistas da funcionária do Sindicâmara.

Ainda estamos providenciando a regularização do Sindicâmara junto aos diversos órgãos públicos e, paralelamente a isso, trabalhando e atuando nas demandas que nos chegam. A atual gestão já se faz presente no grupo de trabalho do novo plano de carreira e está contribuindo na elaboração do projeto de alteração da Lei 5811/86, com o objetivo de suprir as perdas provenientes da decisão da ação judicial que proíbe o efeito cascata em nossos contracheques.

No dia de 17 de março próximo, estaremos lançando o edital para a nova composição do Conselho de Representantes de Classe, que irá nos auxiliar na elaboração da pauta de reivindicações de 2015. Nessa mesma linha, vamos solicitar aos nossos associados aposentados que participem da criação do seu próprio Conselho, que indicará uma cadeira no Conselho de Representantes de Classe.

Por fim, aproveitamos a oportunidade de agradecer a todos os associados que apoiaram a nossa chapa e dizer que o Sindicâmara está aberto para ouvir e auxiliar, no que for de nossa alçada, a todos os servidores da Câmara Municipal de Porto Alegre.

Sindicâmara – Diretoria